Acervo

Módulo 1- Sítio Morumbi / Foto: Daniela Dionizio, 2009
Módulo 1- Sítio Morumbi / Foto: Daniela Dionizio, 2009

Exposição

A exposição “Escavando o Passado- arqueologia na cidade de São Paulo”, inaugurada em janeiro de 2009, com curadoria da arqueóloga Cíntia Bendazolli, aborda diferentes tradições e culturas através de fragmentos encontrados nos últimos 30 anos em sítios arqueológicos. O acervo está armazenado no Centro de Arqueologia de São Paulo que funciona no mesmo local,

A Exposição está separada por módulos, indica transformação do uso de matéria prima na manufatura de objetos e na sua utilização, desde o período Paleoíndio até presente.

Módulo 1- Sítio Morumbi

Na sala central, está a representação de um Sítio Arqueológico Lítico, (foto acima) no qual o visitante pode observar a técnica de lascar o sílex de duas tradições- Umbu e Humaitá que há aproximadamente 12 mil anos A. P, fez do Morumbi, uma oficina  para a construção de seus objetos de uso cotidiano, como ponta de flecha, furadores e raspadores.

 

 

Módulo 2- Índios Ceramistas.

Com o aperfeiçoamento da indústria lítica, foram confeccionados instrumentos como o machado que possibilita a abertura de espaço na mata, ajudando nas práticas agrícolas que estavam surgindo. A migração de outros grupos como o Tupi, há cerca de 3 ou 4 mil anos AP, trouxe modificações como o cultivo da mandioca e a utilização de cerâmica,transformando as relações sociais e com o meio dos indígenas, como por exemplos rituais de morte que estão representados neste módulo por uma urna funerária, objeto de cerâmica do acervo MAE-USP (Museu de Arqueologia e Etnologia), que foi encontrada em 1886 no cemitério Quarta Parada, no Brás.

Módulo 3 – Aldeias e Caminhos Indígenas

Através de um desenho de Vallandro Keating, baseado em pesquisas arqueológicas e documentos históricos, temos a paisagem do Peabiru (caminho indígena) e de três principais aldeias do período colonial cujos caciques eram Tibiriça , Caiubi e Piquerobi.  Estes caminhos são a base para a expansão da Vila de São Paulo de Piratininga, pois foram utilizados primeiro por jesuítas e depois por bandeirantes em suas idas para o sertão. Eram importantes rotas de comércio que ligavam a Vila à Santos.

Módulo 4-  A Capela de São Miguel

Na região de São Miguel onde primeiramente foi estabelecido um aldeamento jesuítico, foi construção uma Capela no ano de 1622, ocupada por jesuítas e posteriormente por franciscanos. Em suas escavações foram encontrados objetos de diversos períodos, desde cerâmicas com incisão indígena, medalha religiosa até copo de vidro fabricado há aproximadamente 40 anos atrás.

 

Módulo5  – Casas Bandeiristas

Em escavações realizadas nas Casas Bandeiristas de São Paulo como o Sítio Mirim, da Ressaca, do Itaim, do Capão e Casa do Tatuapé foram encontrados objetos de diversas épocas. Através destes fragmentos é possível pensar a transculturação, ou seja, a influência e mistura de diferentes culturas. È possível observar este aspecto na utilização da cerâmica com decoração indígena que continua sendo fabricada no período colonial, e os novos hábitos alimentares que chegam com os portugueses, os quais podem ser constatados através de ossos de galinha, animal não nativo da América, encontrados nas escavações.

Módulo 6-  Núcleo Urbano

Está sala contempla objetos encontrados nas escavações realizadas em três espaços: Solar da Marquesa, Beco do Pinto e Casa Número 1, no centro Histórico de São Paulo..

Módulo 7 – Sítio Morrinhos

A escavação realizada na década de 80, durante o restauro da casa, possibilita um novo olhar sobre a estrutura padrão das Casas Bandeiristas, propiciando a reflexão sobre função e distribuição de seus cômodos.

Os vestígios encontrados no Sitio Morrinhos apontam para as diversas atividades desenvolvidas na casa como a fabricação de cerâmica, criação de animais, entre outras 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s